FEDERASUL prestará homenagem pelo aniversário de 105 anos da ACIST-SL
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (FEDERASUL), realiza na próxima semana, homenagem especial pela passagem ...
CONTINUAR LENDO
Estudantes da graduação da Unisinos e do Ensino Médio de São Leopoldo passam a ter à sua disposição um espaço físico para transformar suas ideias em negócios reais. Trata-se da Sala LAB Empreendedor, que foi inaugurada nesta quarta-feira, 11, com a presença de professores, alunos e representantes da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos.
Localizada no prédio Unitec 2, junto ao Parque Tecnológico São Leopoldo, a Sala LabEmpreendedor estará aberta para todos os estudantes que selecionados pelo Programa Unisinos Lab Empreendedor, que desde sua origem, em 2018, contribuiu para a concretizar mais de 100 projetos que surgiram dos alunos dos cursos da universidade. “Esta sala é um marco porque tangibiliza o programa na incubadora, um dos ambientes mais desejados para a atividade empreendedora e inovadora”, ressaltou Vanessa Batisti, coordenadora do Programa.
Um dos diferenciais a partir deste semestre, é que, devido à articulação com a ACIST-SL, houve a ampliação do público beneficiário, com algumas vagas destinadas a estudantes dos anos finais do Ensino Médio e Técnico de Escolas de São Leopoldo. “Estamos muito felizes com a inclusão dos alunos do Ensino Médio neste programa, porque vem ao encontro de uma demanda da Associação junto à Unisinos, de haver maior proximidade do ambiente universitário com a comunidade local”, ressaltou Rita Geremia Pavoni, vice-presidente Jurídica da ACIST-SL, entidade que integra a Governança do Tecnosinos, juntamente com a Unisinos e a Prefeitura Municipal. Ela participou da inauguração acompanhada pelo novo vice-presidente de Serviços, Marco Aurélio Zang. Rita recordou que em 2023 já havia ocorrido uma exitosa parceria entre a entidade e Unisinos que possibilitou um hackathon entre as escolas locais e a Unisinos - o TecXP - e que agora é ampliada com este local. “Quando Micael Behs, que é gerente acadêmico da Diretoria de Graduação da Universidade e também diretor de Educação da ACIST-SL, propôs a entrada do Ensino Médio neste programa, nossa diretoria imediatamente o acolheu e acionou as escolas de Ensino Médio e o resultado é esta oportunidade para que estes estudantes, que estão na fase de escolher seu futuro, possam conviver neste ecossistema de inovação”, ressalta. “Vamos atuar para que as próximas edições tenham ainda mais escolas”, assinalou.
Seleção dos projetos - Segundo Vanessa, ocorrem duas edições anuais do programa, cuja seleção dos projetos é por meio de editais. A primeira turma de 2024 contou com nove projetos e a segunda turma, que iniciou nesta quarta-feira (11), terá oito projetos. Aberto para alunos de graduação e pós-graduação e agora com estudantes do Ensino Médio, o programa apoia até 20 projetos por ano e é realizado em parceria técnica com a VIGGAS Co.Lab.
Em 2024, o programa está em sua 16ª edição e a iniciativa tem como novidade o acolhimento de projetos de alunos dos últimos anos do Ensino Médio e Técnico de escolas selecionadas de São Leopoldo. Para este ano, são quatro projetos vindos da Escola Senai.
O Programa Unisinos LAB Empreendedor passa a ser parte do processo de seleção para a incubação na Unitec, cujo foco está no desenvolvimento das habilidades e atitudes empreendedoras dos participantes, além de ajudar na criação e validação do modelo de negócio. De 2018 a 2023, mais de 100 ideias já passaram pelo programa, geradas por estudantes de todas as Escolas da Unisinos (Saúde, Politécnica, Indústria Criativa, Gestão E Negócios, Direito e Humanidades). Destas, 19 se tornaram negócios, quatro dos quais incubaram na Unitec e dois seguem funcionando.
Sobre o Programa - O Unisinos LAB Empreendedor, mais conhecido como LAB Empreendedor, é um programa de pré-incubação de ideias e de projetos, ofertado como extensão, com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais. Destinado a equipes ou “euquipes” formadas por estudantes, visa desenvolver a competência Atitude Empreendedora e a interdisciplinaridade.
O programa é planejado e realizado pela VIGGAS Co.Lab, empresa fundada por professoras universitárias empreendedoras, docentes e ex-docentes da Unisinos, e que também é parceira da universidade para o seu planejamento, desenvolvimento e operacionalização.
O Unisinos LAB Empreendedor iniciou em 2018 na modalidade presencial. Em 2020, com a necessidade de isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, o programa foi adaptado para a modalidade EaD, com webconferências semanais. Em 2021, o programa apoiou o primeiro projeto da Escola de Humanidades. Em 2022 foi marcado pela ampliação do público beneficiário do programa, com a inclusão dos alunos de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado), como proponentes das ideias.
Em 2024 inicia no primeiro semestre a 15ª edição com nove projetos, sendo sete originários de estudantes de graduação e dois de estudantes de pós-graduação (doutorado).
Há três diferenciais neste ano. O primeiro é um ajuste no formato de realização do programa – híbrido, com momentos online intercalados com atividades presenciais no campus São Leopoldo. A segunda novidade é a inclusão de vagas para estudantes dos anos finais do Ensino Médio e Técnico de Escolas de São Leopoldo, cuja alteração foi articulada junto à Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo. A terceira é a maior integração com a Unitec, a incubadora da universidade. Ao reconhecer o LAB Empreendedor como um dos mecanismos de entrada de potenciais incubados, amplia as possibilidades de captação de empreendimentos para a incubadora.
Benefícios - Os participantes do Unisinos LAB Empreendedor poderão utilizar os espaços de uso compartilhado, como Salas de Reunião, Laboratórios, FabLabs, dentre outros, bem como o Espaço de Trabalho – exclusivo do LAB Empreendedor, localizado na Sala 101 na Unitec 2.
Os projetos participantes que, ao final do programa, estiverem mais desenvolvidos poderão ser encaminhados para uma banca de seleção da Unitec. Caso aprovados, contarão com um ano de incubação gratuita e os projetos que ainda precisam amadurecer poderão participar de programas e capacitações extras na Unitec.
Lab Empreendedor em números
Desde 2018 até 2023, foram 14 edições de LAB Empreendedor;
Programa já contou com 197 participantes, com 107 ideias trabalhadas por estudantes de todas as Escolas da universidade: Saúde, Politécnica, Indústria Criativa, Gestão e Negócios, Direito e Humanidades;
158 participantes concluíram o ciclo de pré incubação
77 ideias modeladas
19 ideias se tornaram negócios na prática
4 ideias foram incubadas na Unitec
2 empresas incubada já estão solidificadas e em plena operação: Faba Alimentos (food tech criada em 2018 por um estudante de engenharia de alimentos, e a Phi Healthcare (health tech desenvolvida em 2022 por dois estudantes de medicina e um do doutorado em computação aplicada).
2 casos de negócios idealizados no programa que ainda estão funcionando: a Leiva Arquitetura Rural (criada em 2019 por duas estudantes de arquitetura) e a Cubic Jogos Digitais (desenvolvida em 2021, por uma estudante de Administração).
Fonte: Imprensa ACIST-SL | Beth Renz Imprensa & Relacionamento | Foto: Elizabeth Renz
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.