ACIST-SL recebeu homenagem da FEDERASUL pelo aniversário de 105 anos
A ACIST-SL recebeu na tarde desta quarta, 14, homenagem da FEDERASUL pela passagem de seu aniversário de 105 anos. A distinção oc...
CONTINUAR LENDO
Com o objetivo de unir lideranças de associações comerciais gaúchas e promover cada vez mais ações para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a FEDERASUL promoveu nos dias 08 e 09 de novembro, o 2º Congresso de Presidentes da FEDERASUL, em São João do Polêsine. O evento contou com uma programação de workshops, palestras de grandes empresários, painéis com cases de sucesso das ACIs filiadas à entidade, além da troca de experiências e networking. A ACIST-SL esteve representada pelo presidente, Daniel Klafke, que destacou a importância do evento para novos aprendizados e ampliação de networking.
Daniel Klafke, Rodrigo Sousa e Valdir Mattos
O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, abriu o evento, que ocorreu no Recanto Maestro Business Center, com uma mesa de trabalho para levantar pautas dos presidentes de ACIs e atualizar o Manifesto do Empreendedor Gaúcho, especialmente em vista dos efeitos das enchentes de maio de 2024. O documento, publicado em 2023, simboliza o conjunto de metas e objetivos que a entidade empresarial e seus filiados desejam para o RS até 2035, ano do bicentenário da Revolução Farroupilha.
Pautas
“Queremos ouvir os diversos empreendedores de todos os setores produtivos do estado para levantar as vocações e oportunidades de cada macro região, além de entender quais são os desafios, ameaças e entraves”, explicou Costa.
A primeira programação do dia foi mediada pelo vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer, que organizou os trabalhos. “A ideia é ter uma uniformização das pautas e informações de cada macrorregião. O objetivo é que nós, como Rio Grande do Sul, junto com todas as lideranças, possamos unir forças”, explicou ele às cerca de 70 lideranças presentes na atividade.
Após a definição das pautas, elas serão apresentadas durante outra atividade ainda nesta tarde, para, em seguida, serem incorporadas ao texto do Manifesto.
No sábado, dia 09, o Fórum contou com a palestra da a prefeita eleita de São João do Polêsine, Jaqueline Milanesi. Ela compartilhou sua experiência no painel “Empreendedores na Política”. Com uma trajetória consolidada como empreendedora e líder no associativismo, Milanesi trouxe reflexões sobre os desafios e a importância da participação de empresários no cenário político.
A mediação do painel ficou a cargo de Antonio Carlos Bachieri, vice-presidente de Infraestrutura da FEDERASUL, e contou com a presença de Valdir Mattos, vice-presidente regional do Vale do Rio dos Sinos, e Jovenil Vitt Lima, diretor financeiro da Microempa.
Durante sua fala, Milanesi destacou que a entrada na política surgiu como um redirecionamento natural de sua vida, após anos dedicados ao empreendedorismo e à comunidade local. De origem catarinense, mas estabelecida no Rio Grande do Sul, ela afirmou que a decisão de atuar na política foi impulsionada pela necessidade de promover mudanças concretas. “É muito bom fazer as coisas acontecerem e fazer a diferença em nossas comunidades”, disse a prefeita eleita.
Fazer diferente
Milanesi abordou também os obstáculos enfrentados em sua nova jornada. Para ela, a maior resistência veio não pelo fato de ser mulher, mas por sua origem empresarial. Segundo a prefeita, muitos ainda têm preconceito quanto à presença de empresários na política, mesmo que estes possam oferecer uma visão prática e eficaz de gestão.
“Quem é empresário, sabe: a gente mata um leão a cada dia”, observou. Além disso, incentivou outros empreendedores a considerar a participação política, afirmando que “não adianta reclamarmos dos políticos se não apontarmos um jeito diferente de saber”.
Abrindo as apresentações do 2º Fórum de Presidentes da FEDERASUL, o painel “Feiras e eventos” reuniu lideranças de diferentes regiões do Rio Grande do Sul para abordar os desafios, estratégias e o sucesso das grandes feiras e festas regionais. Esses eventos, além de fortalecerem a identidade cultural local, geram empregos, renda e lazer para as comunidades, destacando-se como importantes impulsionadores da economia regional. A atividade foi mediada pelo vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer.
Entre os palestrantes, Matias Real, presidente da ACISAR Sarandi, compartilhou experiências sobre a FEISA; Cesar Anderle, diretor geral da Expobento e vice-presidente regional da FEDERASUL, abordou as iniciativas da Expobento e Fenavinho; Patrícia Cerutti, presidente da AE Frederico Westphalen, falou sobre a ExpoFred; Eduardo Costa, executivo da ACINP Nova Petrópolis, apresentou as ações da Nova Expo; e João Batista Dias, presidente da ACI Montenegro, representou a ExpoACI.
leia mais aqui:
https://www.federasul.com.br/feiras-e-festas-como-impulso-economico-e-cultural-no-rs/
Fonte: Imprensa Federasul
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.