Projeto desenvolvido na Unisinos propõe intervenção no ecossistema de inovação de São Leopoldo
Uma proposta de intervenção voltada ao fortalecimento do ecossistema de inovação de São Leopoldo (EI, São Le...
CONTINUAR LENDO
No último dia de South Summit Brasil, em Porto Alegre, um painel estratégico trouxe à tona os avanços e aprendizados da colaboração transcontinental entre ecossistemas de inovação da União Europeia (UE) e da América Latina e Caribe (LAC). Intitulado “Bridging Continents: Best Practices in EU–LAC Innovation Collaboration”, o encontro debateu os principais resultados do Programa de Twinning de Hubs de Inovação do Projeto SPIDER e seus impactos na construção de cooperações sustentáveis entre regiões.
O debate contou com a participação de Silvio Bitencourt, diretor do Tecnosinos, ao lado de Carolina Turcato, da EurA Innovation; Cristina Gallardo Rey, da Fundecyt Science and Technology; e Lívia Marcantonio, da EBN – European Business and Innovation Centre Network. O painel apresentou insights fundamentais sobre como conectar e fortalecer ecossistemas de inovação em diferentes continentes, destacando práticas que podem impulsionar a troca de conhecimento, o desenvolvimento de capacidades e a criação de valor duradouro para startups, instituições e estruturas de apoio à inovação. A discussão colocou em foco a importância de parcerias de longo prazo, codesenvolvimento de iniciativas e articulação de redes que conectem agentes europeus e latino-americanos para além de barreiras geográficas.
A participação no South Summit Brasil acontece no contexto da conclusão recente do programa de Twinning do projeto SPIDER no Tecnosinos, reforçando o papel do parque tecnológico como um ator ativo na promoção de cooperação internacional em inovação. A experiência e os resultados dessa parceria foram mencionados como um exemplo prático de como estruturas locais podem integrar iniciativas globais de colaboração e gerar impacto tanto para seus ecossistemas quanto para a competitividade internacional de suas startups.
Segundo os debatedores, a experiência do SPIDER Twinning Programme demonstra como estratégias de cocriação, intercâmbio de melhores práticas e redes de colaboração podem acelerar a construção de capacidades e abrir novas oportunidades de mercado para atores de ambos os continentes. O painel reforçou que iniciativas como essa contribuem não apenas para o fortalecimento dos ecossistemas regionais, mas também para a ampliação da presença global de startups e instituições inovadoras da América Latina e Europa.
Fonte: Assessoria de imprensa Tecnosinos
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.