Tecnosinos realiza 1ª Reunião de Governança de 2026 com foco no desenvolvimento do ecossistema
O Tecnosinos promoveu, no dia 8 de abril, sua 1ª Reunião de Governança de 2026, reunindo lideranças e representant...
CONTINUAR LENDO
Os mantenedores do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo elegeram neste sábado, 11 de abril, a gestão que comandará a instituição no triênio 2026/2028. Por unanimidade, reconduziram ao cargo de presidente Cássio Tagliari e Guilherme da Cunha Martins Filho na vice-presidência. “Daremos continuidade ao nosso propósito de preservar a memória dos antepassados que tornaram São Leopoldo o marco da Imigração Alemã no Brasil”, destacou Tagliari. A Prestação de Contas do período anterior (2024/2026) também foi aprovada.
Dentre as ações destacadas pelo dirigente está a captação de recursos para o Programa Descobrindo o Museu, que possibilita uma verdadeira aula de História junto a estudantes das séries iniciais. Ele comemora o intenso fluxo de visitação registrado em 2025, quando 176 escolas foram recebidas pela equipe de monitores e cerca de 12 mil pessoas conheceram de perto o extenso acervo histórico. “Nossos projetos estão inscritos na Lei de Incentivo à Cultura e estamos em contato com empresas para que destinem parte do seu imposto de renda para captação", assinalou. Na programação de eventos para 2026, já está agendada a Festa da Imigração, que acontecerá dia 25 de julho, nas dependências do Museu.
Presidente: Cássio Tagliari
Vice-presidente: Guilherme da Cunha Martins Filho
1o Tesoureiro - Cinara Jung
2a Tesoureiro - Gunther Robert Karl Ulrich Sydow
1o Secretário - Daiana Gossmann Araújo
2a Secretário - Carla Dauber
1o Vogal - José Carlos Eggers
2a Vogal - Ingrid Elisabet Marxen
3a Vogal - Osmar Luiz Witt
Conselho Fiscal:
Titulares:
1 . Sérgio Gilberto Dienstmann
2. Marília Schmitz
3. Frederico Edwino Fuhrmeister
1o Suplente: Melinda Cristina Paz de Menezes
2a Suplente: Elisandra Brandão
3a Suplente: Daniel Prass Schu
Museu Histórico em números
Segundo a prestação de contas apresentada na reunião do dia 11 de abril, em 2025 o Museu registrou 181 mantenedores, entre empresas e pessoas físicas. A atuação dos voluntários que atuam em vários setores - como relações com a comunidade, digitalização, catalogação e restauro - soma mais de 5,7 mil horas de trabalho. “A participação destas pessoas é de extrema relevância para o Museu, pois contribuem para que o acervo seja preservado”, relata Tagliari.
Fundado no dia 20 de setembro de 1959 para guardar a memória da Imigração Alemã no Brasil, o Museu é uma instituição privada e sem fins lucrativos. Seu acervo é formado por mais de dez mil objetos, 25 mil livros, 85 mil fotos, mais de nove mil periódicos e 12 mil documentos raros. O atendimento é feito de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, com entrada franca.
Fonte: Assessoria de Imprensa MHVSL
Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.